segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Imperador - Arcano 4



Chegamos ao Arcano 4, O Imperador, cujo elemento é Terra. O número 4 é um número que fala de organização, estrutura, equilíbrio. Pense nas quatro pernas de uma poltrona ou cadeira, ou de uma mesa. São necessárias para o equilíbrio da mobília. 

Na astrologia, este arcano sofre a influência de Saturo, Marte e Júpiter. 

O Imperador cuida das coisas materiais, ele é um provedor, um pai, um realizador. Basta olharmos para a figura (tarôt de Marselha, acima, o mais tradicional) , e veremos um homem recostado em seu trono, com toda a segurança do mundo, seu cetro erguido para mostrar que ele manda. As pernas formam o número 4. Ele sabe de onde veio, e como chegar aonde deseja. Suas qualidades são a sensatez, a adaptação à realidade das coisas que o cercam, a procura da estabilidade, alguém que ajuda a criar estabilidade em um grupo, pois ele nos ajuda a darmos o nosso melhor em tudo. 

Algumas palavras-chave: estabilidade, autoridade, responsabilidade, provimento, materialidade, realização. 

Segundo Crowley, ele abrange o aperfeiçoamento de tudo debaixo do sol. Favorece toda aquisição de poder, então é uma carta ótima quando a pergunta for referente a compra de imóveis, cargos de chefia e promoções no emprego. 

O Imperador pode representar um homem importante, maduro e estável, que pode ser o pai, o chefe, o marido, quem consulta, enfim, uma figura masculina forte. Esta carta pode anular a negatividade de outras cartas mais funestas que aparecerem perto dele na tiragem. O Imperador nos aconselha a desenvolvermos os nossos potenciais, caso não o tenhamos feito. 


Mas, como sempre, ninguém é perfeito, e tanta materialidade pode acusar uma falta no campo espiritual...  o Imperador não é um arcanos de delicadezas e nem sustenta a covardia. Pode passar por cima dos outros, pois confiando totalmente no seu poder e visando sempre o sucesso e a realização, ele age com uma eficácia às vezes cortante... 

Quanto às amizades do Imperador, elas existem enquanto existem um contexto, ou seja, pessoas que trabalham juntas, estudam juntas ou que sejam unidas por alguma atividade. Acabou a atividade, a amizade enfraquece aos poucos e morre. 




Ele é  a imagem espelhada da Imperatriz, conforme escreveu Graciela Stilton no seu livro Gilded Tarot. Muito preocupado com o lado prático da vida diária, ele torna-se rígido e autoritário, pois embora queira o bem comum e a realização de todos, quer que tal realização venha de acordo com as suas regras e aquilo em que ele acredita. 

Se alguém que me consultasse sobre amor tirasse  esta carta, eu diria que se trata de um relacionamento sólido, pois o Imperador não é de perder tempo com coisas efêmeras. Porém, romantismo não é o seu forte. Sabe aquele homem realizador, protetor, pai de família dedicado e provedor? Pois é; mas ele também coloca regras rígidas dentro de uma casa, e pode ser difícil conviver com ele quando as opiniões não se encontram. Talvez ciumento, possessivo, um pouco insensível às necessidades femininas da alma. Trabalha demais, o que pode fazer com que se torne emocionalmente distante, mas isso não significa que ele não ame os seus. 

No trabalho, o Imperador mostra situações de liderança, um período de trabalho duro e muitas realizações. Talvez apareça alguém que o ajude em um momento difícil da carreira, ou este alguém pode ser você mesmo; mas ele assegura sucesso material, promoções, posições de liderança, realizações profissionais. 

Nas amizades, ele será um amigo útil, fiel, mas ao mesmo tempo, sua amizade é baseada nos interesses em comum - quando eles terminarem, provavelmente a amizade também terminará, ou entrará em um período de remissão, podendo retornar quando o momento certo assim o exigir, pois o Imperador não gosta de perder tempo; ele não sustenta nada que não seja necessário, sob seu ponto de vista prático e materialista.

Mas mesmo assim, tome cuidado com pessoas "mandonas" demais, e procure não ser você mesmo o mandão. Autoridade demais torna-se ditadura, e não é bem vista. Procure ouvir as outras pessoas e considerar suas opiniões. 





Lembrando que estou disposta a fazer leituras gratuitas para quem quiser e estiver interessado - estou aprendendo, e quanto mais prática, melhor! Convido você a escrever para mim em meu e-mail, que é: ana.anabailune@gmail.com e deixar a sua pergunta. Garanto sigilo total. Deitarei as cartas, fotografarei e mandarei de volta para você com a leitura, explicando tudo. 

Até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...