quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Arcano IX - O Eremita





Eu hoje  quero falar sobre o Arcano nove, O Eremita, um de meus favoritos. 

Acredito que todos nós temos um Eremita dentro da gente. O Eremita fala daquele momento de ficarmos sozinhos, o momento de crescimento interior... e de solidão. Ele é a figura de um homem velho, segurando uma lanterna e olhando para trás. Talvez ele pergunte: "O que tenho feito? O que aprendi? A quem posso iluminar com o meu conhecimento? O que posso aprender, através da minha solidão, do meu momento de retirar-me?




O Eremita, segundo Crowley, é prudente e está fechado para balanço.  Suas percepções nascem não apenas da observação e da meditação, mas da experiência. Seu elemento é Terra, e está associado ao signo de Virgem. 

Apesar de denotar meditação e crescimento interior, O Eremita é prático. Guarda suas energias para agir na hora certa, e por isso, pode trazer uma 'morte' social momentânea. Tem uma ligação com o passado, mas ele o estuda para que possa chegar a um lugar melhor no futuro. Apesar de seu conhecimento sobre o mundo e de sua experiência, ainda há muitas coisas que ele precisa resolver em seu próprio coração. 




Quando aparece em um jogo, O Eremita sugere a necessidade de retirar-se e meditar, pensar e avaliar o que se tem, refletir sobre o que tem feito a fim de adquirir experiência antes seguir em frente. Em uma questão sobre relacionamento, eu diria (dependendo, é claro, das outras cartas que o cercam) que a pessoa estaria melhor se tirasse um tempo sozinha, e pensasse na relação que tem. Quem sabe, ela descubra que está na hora de mudar o rumo desta relação ou de acabar com ela de uma vez? fato é que não dá para deixar como está.

Acho esta carta bem positiva quando sai em uma questão sobre estudos, pois ela sugere contemplação e aprendizado. 

Já quando este arcano vai parar na casa das amizades, eu diria que o consulente talvez esteja se isolando demais, comunicando-se menos do que deveria. 



Porque o lado negativo deste arcano é justamente o isolamento exagerado, por um longo tempo, quem sabe, por medo de entregar-se. É muito bacana a gente se isolar para refletir e aprender através das nossas experiências, mas quando fazemos isso por puro medo, a fim de não assumirmos as nossas responsabilidades, estamos sendo um grande obstáculo ao nosso próprio crescimento. 

Em uma questão profissional, ele pode indicar a necessidade de especializar-se, estudar mais, aprender mais. Se necessário, buscar aconselhamento de alguém mais velho - e mais sábio.  

Uma reflexão bastante pessoal: às vezes a luz que carregamos, apesar de brilhar e iluminar os demais, ofusca a nós mesmos. Nós a erguemos tão perto dos próprios olhos, que ficamos parcialmente cegos,  e acabamos jogando uma quantidade exagerada de luz no próprio ego. Daí, a luz que temos, alimentada através da nossa experiência, da nossa vivência, que deveria ser algo tão bonito e tão forte de se partilhar, acaba virando presunção. 

Acho que a luz é necessária, mas luz demais cansa a vista, cega os olhos; sombras aqui e ali podem ser aconchegantes. Ninguém pode jogar uma grande quantidade da própria luz sobre outra pessoa, porque é necessário deixarmos um espaço para que a luz do outro  também brilhe, e que ele aprenda a jogá-la, ele mesmo, sobre suas próprias sombras, na quantidade que ele achar adequada. Ensinar e aprender deve ser um processo contínuo, e quando aquele que ensina joga seu conhecimento com toda a força sobre os ombros de um aprendiz que ainda não está preparado para absorvê-lo, sem respeitar o seu tempo, poderá sufocá-lo. Da mesma forma, acho que jamais alguém deverá valer-se de seu conhecimento a fim de humilhar os que sabem menos. 

Todo aquele que ensina deve ser generoso, e gentil, e paciente. Todo aquele que ensina deve ser humilde o suficiente para admitir que ainda tem muito o que aprender.


Observação: Quem desejar uma leitura, escreva para mim: ana.anabailune@gmail.com. É gratuito. É sigiloso. 


5 comentários:

  1. BELO!!!

    O nosso amigo Gil António, diz :- Amar-te na tua essência de mulher

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o modelito do blog e as matérias muito interessantes!
    Tá um luxo.
    Beijo, um lindo 2019 pra você, com saúde, alegria e paz.

    ResponderExcluir
  3. Que espaço fascinante, mágico! Gostei amiga, feliz 2019. beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! E acho que é inferno astral mesmo, viu?! hahaha!

    Confesso que não sabia absolutamente nada sobre Arcano IX. Achei bem interessante! ;D

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. OI ANA!
    ADOREI ESTE ESPAÇO, ESPERO QUE TENHAS MUITA SORTE NA NOVA CAMINHADA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...