quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Arcano X - A Roda da Fortuna





Uma roda gira. É este o seu objetivo. E enquanto ela gira, seus elementos vão mudando de lugar: ora por baixo, ora por cima. Altos e baixos. Ascensão e queda. 

Olhem bem para estas figuras que retratam o arcano X do tarôt, A Roda da Fortuna. Entenda que aqui fortuna significa sorte, destino, e não bens materiais, dinheiro. O que vemos ali? É claro, uma roda, e criaturas parecem revezar-se para ocupar suas posições. Ora estamos por cima nesse girar (conseguimos alcançar uma posição de destaque e sucesso), e ora estamos por baixo, quando nosso lado animalesco nos domina e nos faz conhecer o lado escuro.



Às vezes, temos a impressão de que não importam os nossos esforços, essa roda gira indiferentemente a eles, levando-nos para cima e para baixo ao seu bel prazer. A Roda da Fortuna nos convida a entender e aceitar esses altos e baixos, essas mudanças. Ninguém flutua acima daquilo que a vida e o destino nos impõe. Compreender isso é alcançar sabedoria e aprender a humildade. 

Somos seres mutantes. A roda da vida gira e nos carrega com ela, e tentar permanecer imutável é cair e quebrar a cara. A inércia, neste caso, não é uma condição natural. 

Toda vez que olho para este arcano, penso em algumas religiões e em seus conceitos: a reencarnação espiritualista, a Samsara do Budismo, que também é o ciclo de morte e renascimento. E eu acho que nós morremos e renascemos várias vezes em uma mesma vida! 



No tarôt de Toth, é dito o seguinte sobre esta carta: " O ciclo vital e sua perenidade. (...) A estabilidade que só é adquirida a partir da compreensão dos ciclos vitais. Sendo a mutação uma condição permanente, a capacidade de adaptação a estas mudanças configura-se como a raiz de toda estabilidade."

Este arcano refere-se a uma mudança repentina, mesmo que seja esperada. Ele sugere movimento. Novas pessoas, novas viagens, transformações físicas, mudança de moradia, etc. E o que isso pode acarretar? É claro: inseguranças. medos. Vontade de permanecer como está, ali, no centro do nosso mundinho aparentemente seguro. 

Só que não. Não é isso que vai acontecer. E se tentarmos, ai de nós! Poderemos ser devorados por aquela esfinge ali, que exige que nós a decifremos.



Quando estamos tranquilos, mesmo que no centro de um furacão, nós vemos além das ilusões que nos cercam. A Roda da Fortuna nos pede para que aceitemos a mudança que está vindo, e aprendamos com ela, mesmo que ela não seja totalmente do nosso gosto ou vontade. Não é sábio nos abalarmos por eventos sobre os quais não temos controle. 

O signo que rege A Roda da Fortuna é Virgem, cujo elemento é Terra. isso é um paradoxo, pois Terra é um elemento estável. Virginianos são pessoas geralmente muito críticas e levam tudo muito à sério. 

O aspecto negativo desta carta fala em estagnação. Por isso, quando ela aparece em uma casa de obstáculo, talvez você esteja se negando a mudar, a se renovar! 

Na casa do amor, pode ser que ela esteja falando de um final. Com ou sem recomeços, tudo depende das atitudes do consulente. mas pode ser o final de um ciclo em um relacionamento ou o final do próprio relacionamento.

No trabalho, é aconselhável que você se movimente, se renove. E esteja atento ás mudanças à sua volta. 



Na verdade, esta não é uma carta boa ou ruim; está mais para neutra. Tudo depende do que você tem feito. está na hora de plantar ou de colher os frutos que você plantou. Prepare-se.


Lembrando que faço leituras por e-mail - escreva para mim: ana.anabailune@gmail.com. Estas serão as últimas leituras gratuitas!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...