segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Arcano XI- A Força




Chegamos ao Arcano XI, A Força. Observando que em alguns tarôts, como o Illuminati, ela é o arcano VIII. No Tarôt de Toth, ela é descrita como "A Luxúria."

Geralmente, quando pensamos neste substantivo - força - imediatamente vemos alguém que segue forte diante de provas, tristezas e dificuldades da vida. Ou então imaginamos alguém como o ator Arnold Schwharzenegger - forte, cheio de músculos - ou como Hércules em seus Doze Trabalhos. Temos em mente que para sermos fortes, precisamos demonstrar nossa força física ou espiritual fazendo um esforço, aplicando pressão, exibindo os dentes. Pensamos em um rosto suado e contraído.

Só que não.



Em quase todas as representações deste arcano, vemos uma mulher abrindo a boca de um leão, que não oferece resistência. Ela está tranquila e é destemida. O leão é passivo e a obedece. Em nenhuma circunstância "normal" tal coisa aconteceria! Ninguém seria capaz de dominar um leão com as mãos livres sem ser devorado por ele. 

 Daí o mistério e a beleza deste arcano.

Muitas vezes, ser forte significa ser capaz de dominar os próprios impulsos. 




Em algumas das figuras podemos ver, pairando sobre a cabeça da mulher, uma lemniscata, que é um símbolo da eternidade, do infinito. Carl Gustav Jung, refere-se a este símbolo como o “Mysterium Conjuctionis” (Mistério da Conjunção), resultado do “Hieroghamos” (Casamento Sagrado), equilíbrio do Masculino e do Feminino Universais, essência fundamental da mente humana e, em uma visão mais ampla, da existência humana em si. 

As palavras chave deste arcano são: força de vontade, liderança, controle sobre os instintos, libido, energia, vitalidade. Em seu aspecto negativo, ela adverte sobre a mania de centralizar tudo em si mesmo, controlar excessivamente, ter instintos exacerbados correndo soltos por aí. 





Este arcano costuma ter quase sempre um significado favorável, apesar dos aspectos negativos. Mesmo assim, devemos levá-los em consideração. É uma carta ótima para quem estuda e para aqueles que desejam elevar-se espiritualmente, e já estão procurando por este caminho. Ela nos aconselha a usarmos a inteligência sobre a força bruta, pois quem é inteligente cansa-se menos e obtém melhores resultados. Graciela Skiltton diz que quando esta carta aparece ao lado da Torre, ela significa cura ou sorte inesperada.

mas será que é tão fácil agir assim, deixando a força bruta de lado e usando a inteligência? Não é o que tenho visto... as pessoas querem resultados rápidos, eficazes, imediatos. para isso, elas estão dispostas (como se acostumaram a fazer) a lutar, brigar, derrubar obstáculos passando por cima de pessoas, se necessário. Isto nos trouxe ao tipo de mundo no qual vivemos hoje.

Este arcano convida a você a não agir assim. 



No livro Tarô de Marselha, de Carlos Godo, lemos a seguinte descrição - que eu acho perfeita: "O uso da força pela negação do seu emprego."  Bonito, não? Ela é a sua força interior, pessoa! Uma boa frase que a define está no livro Tarôt Illuminati, de Kim Huggens e Erik C. Dunnes: "O lado animal; reconhecver e receber a libido e as paixões; uma relação simbiótica entre duas pessoas que são muito diferentes; força interior; a força da bondade; é melhor matar vespas com mel do que com vinagre; a fera interior, uma ligação com os animais."  (Os trechos sublinhados foram selecionados por mim).

Quando esta carta aparece em uma leitura - em qualquer aspecto - ela nos diz que temos a força e a competência necessárias para realizarmos o que desejamos, mas que temos que ser inteligentes e não gastarmos nossos esforços e nosso tempo em coisas inúteis. Mas ela nos manda controlar os nossos instintos - o que não significa que não devamos segui-los, dependendo das outras cartas que aparecem em volta desta. palavra de ordem: use sua força. De forma inteligente.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...