Chegamos então ao Arcano XII do Tarôt, também conhecido como O Pendurado - afinal, a figura não está presa pelo pescoço, e sim pelos pés.
Sempre que olho para esta figura, eu me lembro de um personagem de Maurício de Souza, O Louco. Ele gostava de pendurar-se e ficar de cabeça para baixo, às vezes. Mas vamos ao que interessa:
Esta figura está relacionada ao elemento água, segundo Crowley. A água é o elemento que está ligado às nossas emoções. Olhamos para o personagem e vemos alguém que parece estar refletindo sobre o que observa- mas o faz sob um ponto de vista inusitado, ou seja, de cabeça para baixo. Sabe quando você olha uma imagem esquisita, e para tentar entendê-la melhor, passa a virar o quadro de cabeça para baixo? Parece que é o que ele está tentando fazer, e assim aconselha o consulente a fazer também. Ele me parece tranquilo, pois tem as mãos na cintura, como um mero observador que está naquela posição porque quer, e que pode sair dela quando bem entender.
Na figura acima, ele aparece de olhos fechados, como se dormisse ou meditasse. Não parece estar angustiado ou preocupado. Muitas vezes, O Enforcado tem em volta da cabeça um halo de luz - ele é um iluminado. Ele muitas vezes está se submetendo a um sacrifício voluntário, seja a favor de um progresso pessoal futuro ou a favor de uma outra pessoa.
O Enforcado não teme nada, pois sabe que está próximo de encontrar uma resposta. Até aí, tudo bem. Desde que ele não decida que pendurar-se e não fazer nada é divertido, e cisme em permanecer desta maneira ao invés de agir!
Sacrificar-se pelos demais pode ser um ato altruísta, mas deve ter um limite e um prazo de validade. estamos aqui mais por nós mesmos do que pelos outros, e essa ideia totalmente altruísta e desprendida que nos foi ensinada, não é correta. Ajudemos, sim; desde que não atrapalhemos a nós mesmos.
Em questões relativas à saúde, este arcano indica possíveis problemas mentais ou perturbações psíquicas. Quanto ao amor, eu diria que a coisa anda estagnada, e é preciso dar uma sacudida no relacionamento. Talvez uma das partes esteja se dedicando demais e não recebendo reciprocidade.
Se ele aparece em uma questão espiritual, eu diria que o consulente tem uma tendência a exagerar no lado místico, e leva ao pé da letra a questão do altruísmo além de exagerar no sacrifício voluntário.
Muitas vezes, dependendo da pergunta do consulente e das outras cartas que o cercam, O Enforcado fala mesmo da necessidade de se dar uma pausa, olhar as coisas com outros olhos e pensar um pouco antes de seguir em frente - mas seguir em frente!
De qualquer forma, O Enforcado - olhem bem para ele - não se sente angustiado, não está preso ali sem poder sair e não é um ignorante; ele é um ser iluminado, gosta de ver as coisas de outras maneiras e adora ajudar.
Quero agradecer profundamente às pessoas que estão me solicitando leituras; vocês tem contribuído muito para o meu aprendizado.
Ola Aninha,
ResponderExcluirNossa que descoberta boa.
Adoro taro.
Sou meio mistica, e ligada
nas cartas.
Como você poderia colocar umas cartinhas pra mim?
Beijos querida,
feliz semana
Posso sim! Mandei um e-mail pra você através do blogger. Recebeu?
Excluir