quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A sacerdotisa - Arcano 2









Chegamos ao Arcano número 2 - A sacerdotisa, também conhecida como A Papisa. Vemos uma mulher sentada, segurando um livro, que representa a sua sabedoria. Ela usa uma corôa que representa sua majestade nos conhecimentos ocultos. Por trás dela, há dois anjos, denotando sua conexão com o mundo espiritual. Tais anjos não aparecem em todas as representações deste arcano, em outros baralhos.

Ela emana a Lei da Atração.

 Ela encarna o silêncio e o segredo, pois é receptiva, e tem grande compreensão das coisas, tanto no plano consciente, quanto no plano inconsciente. A Sacerdotisa, como já diz o seu nome,  é a guardiã dos mistérios. Ela é uma mulher calada e misteriosa, e há uma descrição de Crowley que acho fantástica para explicar o que ela é: "Tudo o que o Sol expõe a Lua esconde." Um de seus lados está sempre no escuro, pois ela guarda um segredo.

As palavras-chave deste arcano são: sabedoria, mistério, reflexão, estudo, silêncio, receptividade, gnose. Os aspectos negativos dizem que ela pode ser calada, mas talvez não tão disposta assim a guardar segredos, dependendo das cartas que a circundam... talvez ela possa representar uma mulher falsa, que não 'bate de frente' com o seu opressor, mas que guarda toneladas de rancor para usar na hora certa. 

Crowley fala de alguém cujos aspectos negativos são: depressão, fragilidade, pessimismo, ciúmes, intrigas ocultas. 

Mas ela não é tão má assim, pois além de sábia, em uma consulta A Sacerdotisa favorece aqueles que estão estudando. Ela é a própria sabedoria! Mas ela também aconselha a meditar, pensar, receber instruções, nos convidando a usar mais a intuição do que a razão na solução dos problemas. 




Segundo barbara Moore, este arcano nos fala sobre o desconhecido e as contradições. Promete conhecimento, mas pode ser perigosa! Devemos aceitar sua energia e sabedoria cuidadosamente. 

Barbara Moore nos diz que sua principal mensagem é: sabedoria que está além do conhecimento; sabe quando você tem aquelas 'intuições' que não sabe de onde surgem, mas que mais tarde mostram-se verdadeiras? Pois é; é a energia da Sacerdotisa atuando. Segue Barbara Moore: "Honre a musa, mas não se torne um escravo."




Se eu fosse interpretá-la em uma leitura sobre amor - levando em conta que tudo depende da pergunta feita e também das outras cartas que estão em volta - eu aconselharia a pessoa (se fosse uma mulher) a 'sacudir' um pouco seu relacionamento, movimentá-lo mais. Caso fosse um homem, eu tentaria fazê-lo entender que este relacionamento pode ser mais espiritual do que físico.

Caso a pergunta estivesse relacionada a estudos, eu diria: excelente para você! A Sacerdotisa favorece aqueles que estão estudando, ou os que são ligados às artes em geral. 

Quanto a perguntas relacionadas a trabalho, eu diria à pessoa para estudar mais, aprimorar-se, observar e aprender. Se fosse sobre uma situação conflitante, eu a aconselharia a observar e calar... evitar entrar em conflitos. Não é hora de agir. 

A Sacerdotisa é uma carta de muita inspiração, mas como tudo na vida, ela também não é perfeitinha...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...