sexta-feira, 10 de abril de 2020

MENSAGEM DE PÁSCOA








Às vezes eu gosto de retirar uma única carta para receber uma mensagem sobre o momento. Agora de manhã me inspirei e me concentrei para tirar uma carta que servisse de mensagem para a Páscoa - essa Páscoa diferente, em tempos de coronavírus, onde a maioria das pessoas não vão celebrar junto de quem amam. Talvez não haja um almoço em família, ou ovos de chocolate, mas com certeza haverá tempo para uma reflexão apropriada.

Eis a carta e a leitura, a mensagem que ela me trouxe - que ela nos traz:


Rainha de Espadas - As cartas de espadas sempre trazem o elemento ar, que tem a ver com os nossos pensamentos, e muitas vezes, em seu aspecto negativo trazem em si a ideia de corte, dor e separação.




 A Bíblia do Tarô, de Sarah Bartlett, dá a seguinte descrição sobre as cartas de espadas: "...o naipe de espadas indica que a nossa mente racional nos desviou do caminho, muitas vezes nos levando para muito longe da verdade. (...) precisamos aceitar um outro tipo de 'saber'. Precisamos aprender a confiar em nossa voz interior, confiar e conectar com a fonte dentro de nós. (...) a lógica e a razão precisam trabalhar com a sabedoria do nosso coração."

A Rainha de Espadas é uma mulher madura e direta que nos convida a fugir de subterfúgios e ir direto ao ponto. Precisamos dessa leitura real sobre quem nós somos, essa que só é obtida através de muita coragem para olhar para dentro de nós mesmos, de olhos abertos, sem subterfúgios e sem usar desculpas esfarrapadas para tentar justificar os nossos erros. Talvez isso signifique cortes profundos de ideias estereotipadas, pessoas erradas, relacionamentos falidos, atitudes retrógradas que não têm mais sentido. Estamos sendo objetivos e diretos? Estamos sendo verdadeiros conosco mesmos?  (pois esta é a única maneira de sermos verdadeiros com os outros).




Páscoa é renascimento, e eu tenho certeza de que não é coincidência que o ápice da quarentena aconteça justamente na época da Páscoa! 

A Rainha de Espadas também nos oferece uma chance de usar a nossa criatividade e poder mental para resolvermos situações novas que exigem de nós claridade e sensatez. Ela não resolverá nossos problemas por nós, mas estará disponível para nos mostrar caminhos. Ela erguerá sua espada em direção ao céu e estabelecerá seu reino, adaptando-se às mudanças que se aproximam. Ela nos conduzirá ao nosso renascimento espiritual, mas isso só será possível se estivermos dispostos a seguir suas instruções. A Rainha de Espadas não admite meias verdades. Ela não aceita subterfúgios. Ela exige que nossas ideias sejam escrutinizadas, trazidas à tona, encaradas. Ela quer que tenhamos a coragem de sermos racionais e, ao mesmo tempo, totalmente verdadeiros sobre nós mesmos, o que nos agrada/desagrada, como temos agido em relação aos demais, o que precisamos eliminar de nossas vidas e como recriar, usando a criatividade, novos recursos que possam nos levar a uma saída para nossos problemas. 




Uma vida nova nos espera. Mas a fim de alcançá-la, temos que abrir mão de tudo que é velho, mofado, mentiroso, estagnado, mascarado. Precisamos trazer o elemento Ar para as nossas vidas e deixar que o vento varra tudo o que não nos serve mais, tudo o que tem nos mantido sufocados durante tantos anos. O verbo é AREJAR.


Boa Páscoa!







4 comentários:

  1. Elogiável publicação em tempos de semana Santa
    .
    Dento dos condicionalismos conhecidos,
    desejo-vos uma doce e feliz Páscoa
    extensivo a familiares e amigos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa e interessante a leitura.
    Feliz Pascoa para você e familia.

    ResponderExcluir
  3. O tempo é mesmo de espadas...
    Interessante, o que uma carta nos pode transmitir.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...