sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Leituras Influenciadas no Tarô



Um dos grandes perigos em se fazer leituras para pessoas que conhecemos bem, é deixar que aquilo que sabemos delas e aquilo que esperamos que seja o comportamento delas (o que aprovamos), influencie na leitura. Se isso acontece, a leitura torna-se manipulação.

É preciso ter muito cuidado ao interpretar as cartas de tarô, sem "puxar" a energia da interpretação para o lado pessoal, ou seja, aquilo que gostaríamos que fosse a verdade. Na internet, tenho visto várias leituras claramente comprometidas - e o tarólogo ou tarólogos em questão, ao lerem sobre política, obviamente 'puxam a sardinha' para o lado para o qual torcem. E o pior, afirmam veementemente que suas leituras são imparciais!

Bem antes dessa divisão toda que existe no país, lembro-me que a minha professora de tarô nos pediu que fizéssemos uma leitura como tarefa de casa; escolhi ler sobre quem ganharia as eleições, e deu Bolsonaro na cabeça, incontestavelmente. Naqueles tempos - final de 2018 - eu sequer sabia ainda em quem votaria. Minha professora, uma esquerdista fanática (descobri isso no momento da minha leitura) tentou de todas as formas desvalorizar meu trabalho, partindo até para agressões pessoais. 

Resultado: um dos alunos do tarô teve a ideia de fazermos uma leitura coletiva, em aula, sobre o mesmo assunto; devo dizer que a maioria das cartas que eu havia puxado sozinha em casa, saíram novamente na leitura coletiva! A professora de tarô ficou abismada, e desde aquele dia, foi muito difícil para eu continuar o curso, pois a ideologia dela colocou-se no caminho, e ela não perdia uma única oportunidade para tentar me humilhar ou ridicularizar meu trabalho.

Uma pena que tudo aquilo tenha acontecido, pois acabei tendo que abandonar o curso após uma aula na qual todo mundo reparou a implicância que ela tinha contra mim. Naquele dia, eu saí de lá chorando e muito triste. Mas apesar de amar o lugar, as pessoas e o tarô, decidi que jamais voltaria. E não voltei: fiz os arcanos menores sozinha, estudando através de livros e vídeos.

O curso, que começou com um bom número de alunos, terminou com meia dúzia de gatos pingados.

É nisso que dá colocar ideologia na frente do profissionalismo. É isso que ocorre quando se tenta fazer leituras a fim de influenciar a opinião das pessoas, ao invés de ser imparcial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...