sexta-feira, 14 de agosto de 2020

SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO DE 2020 - O QUE DEVEMOS FAZER?

 


Resolvi deitar três cartas que nos mostrassem o que é esperado de nós - como povo brasileiro - na segunda quinzena do mês de agosto, e que nos aconselhassem sobre o que devemos aprender e trazer para nossas vidas e rotinas.

Eis as cartas:

Quatro de ouros, dois de paus e rei de copas.

O quatro de ouros nos aconselha a olhar o que temos, valorizar e principalmente, economizar, aprendendo a desapegar daquilo que não for essencial (evitar fazer compras desnecessárias, por exemplo). Ainda não saímos da crise, apesar da flexibilização da quarentena, e a situação ainda está longe de acabar. Temos que controlar nosso entusiasmo com a gastança!

Já o dois de paus nos pede que aprendamos a observar o que temos em volta e encontrarmos o nosso equilíbrio, mesmo em meio ao caos. Só assim poderemos nos aprontar para um futuro que seja melhor. É hora de mudar, de cultivar novas idéias e experimentar novas maneiras de viver, expandir horizontes que estejam além do consumir. Existem vontades e necessidades muito mais urgentes dentro de nós que estão relegadas ao esquecimento. Elas estão caladas e abafadas pelo materialismo exacerbado, mas existem e precisam ser examinadas para que possamos perceber que crescer é muito mais do que acumular e possuir coisas; os verdadeiros desejos devem ser possuir sabedoria, calma, discernimento, espiritualidade. Isso sim trará felicidade duradoura. 

O rei de copas nos diz para cultivarmos valores como um bom coração, e também sentimentos como lealdade, compaixão, pureza. Hora de olhar um pouco para os outros, nos preocuparmos com eles legitimamente e estendermos a mão. Pode ser que sintamos que não podemos contribuir financeiramente com alguma causa, mas podemos nos tornar bons amigos ou ouvintes, e fazer pequenos gestos de caridade que não vão onerar nossos recursos. O que você tem no armário e que não usa há muito tempo? Um prato de comida para alguém que tem fome o faria mais pobre do que já é?

Enfim, estas são as coisas que a espiritualidade nos pede para cultivarmos nessa segunda quinzena de agosto, e acho que em todas as quinzenas de todos os meses e todos os anos, por que não...

MAs vamos sempre nos lembrar que, como diz uma passagem da Bíblia, 


"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente."

Mateus 6:1-4

Então... sem essa de postar foto na internet enquanto faz alguma doação!



Gostaria de uma leitura especial? Escreva para mim!
ana.anabailune@gmail.com



2 comentários:

  1. Ana, não conhecia esse seu espaço e gostei muito de nele entrar.
    Todas essas atitudes, independente do que dizem as cartas, deveriam nortear os nossos dias. Creio que, em vista da fase atual, nossas reflexões aumentaram, possibilitando que alteremos nossos comportamentos. Que levemos tudo isso a sério! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ola Aninha,
    Aqui esse cantinho sempre especial.
    O que sera que nos aguarda agora em setembro??
    Tomara que melhores dias cheguem junto com a primavera.
    beijos

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...