quarta-feira, 23 de outubro de 2019

ARCANOS DE CABEÇA PARA BAIXO






Olá, pessoal. Gostaria de falar um pouquinho sobre quando os arcanos aparecem de cabeça para baixo em um jogo. Alguns tarólogos gostam de embaralhar as cartas de forma que algumas destas fiquem também em posição invertida. em relação às outras. O arcano de cabeça para baixo representa seu lado negativo.

Minha ex-professora de tarô não usava os arcanos invertidos, e eu concordo muito com ela neste ponto. Explico:

Todos os arcanos têm seu lado positivo e seu lado negativo, que deve ser também considerado durante uma leitura. Por exemplo: quando a carta do SOL aparece em uma leitura, ela pode significar coisas muito positivas: Êxito, brilho, atividade, alegrias, realizações. Mas o SOL também tem seu lado negativo, que é o orgulho excessivo, a fúria, a vaidade exacerbada. Se esta carta cai na casa dos obstáculos, que é uma casa que fala de aspectos negativos, devemos considerar mais o lado negativo da sua interpretação.




Então, tudo depende de contexto! É preciso examinar a pergunta do consulente, a posição na qual o arcano se encaixa e também os demais arcanos que o rodeiam. Assim, acho desnecessário jogar usando os arcanos invertidos. 

Se você prefere usar os arcanos invertidos também, basta que você estude os conteúdos das cartas invertidas, que significam o oposto de quando elas estão na posição normal! Não existe essa coisa de 'jogar certo' ou 'jogar errado!' Cada tarólogo deve usar de seu bom senso e intuição (e também estudar bastante os arcanos e os diferentes tipos de jogos que deseja utilizar) e escolher a maneira como melhor interage com o seu deck.



Eu penso que , com o tempo, a gente vai se ajeitando e personalizando nossos jogos: encontramos os nossos tarôs preferidos, aprendemos a interagir com cada arcano de maneira bem pessoal, de modo que eles 'conversem' conosco ( e esta maneira pode variar de tarólogo para tarólogo), e também começamos a personalizar as tiragens. Muitas vezes, acabamos inventando as nossas! Eu penso que quando chegamos a este ponto, é porque realmente paramos de nos preocupar tanto com o formato das tiragens e a posição e significado de cada uma das casas em um jogo e aprendemos a realmente 'ouvir' o tarô e a agir com ele intuitivamente.

Siga a sua intuição! Quando ficamos rígidos demais, tensos demais e preocupados demais sobre se estamos fazendo 'certo' ou 'errado', perdemos as principais mensagens que o tarô pode nos trazer. 



2 comentários:

  1. Prezada Ana, eu sou aprendiz em tudo, menos em tarô, é claro! Mas tenho gosto em dizer ser um aprendiz, porque todos somos. O artista postado em meu blog que a amiga teve dificuldade em ler é autor de um pórtico de entrada em condomínio horizontal - um loteamento super elegante denominado Pedra Branca em que figuram doze arcanos do tarô em painéis de concreto armado em dimensões enormes. Veja endereço. Abraço cordial. Laerte.https://www.google.com/search?sxsrf=ACYBGNQtqH8S1D24sbXCc5GInCOBWJ9nyQ:1572036907324&q=Obra+de+Rodrigo+de+Haro+na+Pedra+Branca&tbm=isch&source=univ&sxsrf=ACYBGNQtqH8S1D24sbXCc5GInCOBWJ9nyQ:1572036907324&sa=X&ved=2ahUKEwjsgL3rpbjlAhV0D7kGHYADBEgQsAR6BAgJEAE&biw=1152&bih=542

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

O TEMPO DO TARÔ

Muitas vezes, ao fazer uma leitura, um tarólogo sente uma certa energia e se atreve a fazer uma pequena... profecia, digamos. Existem ali ev...