O LOUCO
Despreocupadamente, ele avança pelo caminho. Sempre seguido por seu amigo cão que o admoesta para ter cuidado. Mas ele não teme o abismo. A aventura é o sabor do momento, e se ele cair, aproveitará a linda vista que a paisagem do abismo oferece. E ele sabe que há grande chance de sobreviver ileso à queda que todos temem.
Romântico, ele carrega uma rosa. Mas também leva consigo a bagagem de tudo aquilo que tem sido a sua vida. Ele a carrega não como um peso, mas como experiência de vida, e quem tem uma vida leve, não carrega nenhum peso.
Suas roupas coloridas falam de alguém arrojado, que não tem medo de se atrever, de quebrar padrões, de se aventurar. O Louco tem a coragem que a maioria de nós gostaria de ter, de fazer algo novo, de dar o primeiro passo de um novo caminho, de sair pela vida em busca do que realmente nos faz felizes sem nos importarmos com as opiniões alheias.
Talvez ele não tema a queda devido às muitas vezes que caiu - e aprendeu a cair sem se ferir tanto, quem sabe... mas o Louco jamais deixará que o sabor da vida seja amargo pelo medo. Sua autoconfiança é invejada pelas pessoas, e as incomoda.
Mas o Louco também precisa ter um pouco de cuidado. Precisa caminhar com segurança pela beira do abismo, pois o excesso de autoconfiança não é algo positivo. Ele necessita encontrar o equilíbrio; assim, não perderá tanto tempo escalando a montanha todas as vezes que cair, e também não se ferirá sem necessidade.
Mas quem não gostaria de poder ter essa bagagem leve que o Louco carrega? Quem não gostaria de jogar-se no desconhecido de vez em quando, só para ver o que acontece?
As mudanças importantes que tem acontecido na história do mundo são justamente aquelas perpetradas pelas pessoas que ousaram pensar diferente e dizer "Não" quando todos diziam "sim," e vice-versa. É claro que algumas delas foram enforcadas, crucificadas ou canceladas; mas sem elas, as mudanças não existiriam. Estaríamos ainda no âmago da Idade dos Corações de Pedra.
É fato que os grandes avatares, aqueles que trouxeram as mais importantes mensagens e mudanças, tem sido caçados, assassinados, crucificados, cancelados. Mas a sua ousadia deixa sempre uma imensa pulga atrás das orelhas dos opressores, e sempre desperta alguma coisa na turba adormecida.
Este é o Louco. Assim é o Louco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita e comente!