quinta-feira, 6 de julho de 2023

A Ansiedade em Prever o Futuro

 



 

Esta semana tem sido muito difícil para mim. Preciso resolver algo importante, mas parece que tudo está muito nebuloso, o que tem me causado insônia, ansiedade e muito medo. Sem perceber, eu de repente me encontrei no meio de um turbilhão de pensamentos negativos. E o pior de tudo isso, é que eu comecei a arrastar as pessoas que estão me ajudando a resolver o problema para dentro desse turbilhão, causando nelas um sentimento geral de impotência e ansiedade.

Meu deck de tarô parece até se encolher quando eu o manuseio pela milésima vez em um só dia, procurando por uma resposta – que é sempre a mesma: “Calma! Controle a ansiedade e aguarde o tempo das coisas.” Ah, mas não é esta a resposta que eu busco! Eu quero saber qual será o desfecho de tudo isso que estou passando. Daí fico de mal com o tarô e recorro a um dos  meus oráculo, que me diz: “Aceite que o processo é lento. Não tente apressá-lo, mas aos poucos vá se harmonizando com a situação. Dance conforme a música e não apresse o passo.”

Mais claro do que isso, impossível!

E ontem à noite, uma das pessoas envolvidas no processo (e que eu não conheço pessoalmente) me telefona e diz: “Entendo que você esteja ansiosa e queira uma solução, mas você está passando sua ansiedade para a equipe toda! Procure se controlar. Algumas coisas levam tempo!”

Quando meu marido chegou em casa, contei tudo a ele, esperando que me demonstrasse algum tipo de solidariedade, mas ele apenas respirou fundo e respondeu: “Ana, você sempre faz isso. Você deixa as pessoas nervosas, você quer tudo para ontem. Não é nada fácil para quem está perto de você.”

A ficha finalmente caiu. Porque eu nunca pensei, nunca tinha percebido que eu sou assim.

Às vezes as pessoas me pedem para fazer leituras para elas, e eu fico muito tempo me dedicando a isso, tentando colocar as palavras nos lugares certos para que elas possam compreender o que o tarô está dizendo. Dias depois, elas me pedem uma nova leitura sobre o mesmo problema. E fico sabendo que a anterior sequer foi considerada, pois não tinha a resposta que elas buscavam. Elas não querem saber da verdade, elas só querem que a verdade seja o que elas desejam, o que me deixa irritada.

Mas ontem eu percebi que eu faço a mesma coisa.

Querer saber o futuro, querer antecipar os acontecimentos como se o universo fosse submisso às nossas vontades é não apenas vaidade, mas também muita... burrice! Porque a vida não mima ninguém (Luiz Gasparetto vivia dizendo isso), e as coisas vão acontecer como elas tem que ser, independentemente da nossa vontade ou da nossa irritação. Algumas coisas nós podemos fazer acontecer, mas outras simplesmente acontecem quando chega o tempo. Saber distinguir umas das outras e ter paciência é fundamental. E mesmo que o resultado seja diferente do que esperávamos, a única coisa sensata a se fazer é aceitá-lo e aprender, meditar sobre e deixar ir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...