segunda-feira, 1 de abril de 2024

FINALIZAR PROCESSOS




Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo de vida, precisamos terminar o anterior. Muitas pessoas encontram-se confusas em vários aspectos de suas vidas simplesmente porque não compreendem isso.

Um exemplo: se um relacionamento está conturbado, é preciso resolvê-lo - colocar um ponto final ou conversar e se entender - antes de entrar em outro. Quem entra quebrado ou dividido em um novo relacionamento, sem ter aparado as arestas ou tomado um tempo sozinho a fim de entender o que aconteceu e resolver dentro da cabeça e do coração o término, estará apenas fugindo da realidade e se preparando para repetir um padrão.

O mesmo digo sobre as questões de trabalho; quando estamos insatisfeitos em um emprego, isso não significa que temos que negligenciá-lo, mas antes, ter paciência, investir em aperfeiçoamento pessoal e profissional antes de começar a procurar um outro lugar para trabalhar, e ao encontrá-lo, avaliar se é ou não melhor do que o local onde nos encontramos. E esquecer essa coisa de "emprego perfeito" ou "emprego dos sonhos," porque não importa onde trabalhemos, problemas surgirão, e a perfeição não existe.

Todos passamos por fases difíceis na vida. Nesses momentos, ao invés de tentar fugir (de empregos, relacionamentos amorosos, amizades ou problemas de saúde) o mais rapidamente possível, é melhor ter calma, olhar para dentro e ver o que precisamos aprender nesses processos. Assim, mais sábios e calmos, estaremos prontos para recomeçar alguma coisa que dará certo, ao invés de ficarmos presos a padrões de fuga que só nos levarão a repetir o que já deu errado. Padrões repetitivos acontecem porque a vida está tentando nos mostrar uma coisa que não estamos enxergando, ou que não queremos ver.

Um novo relacionamento nunca deve ser visto como uma fuga de um relacionamento antigo que não deu certo, e a procura de um novo emprego às vezes não é a resposta para resolver problemas no trabalho; talvez a necessidade seja analisar o que temos feito para que tudo esteja dando sempre errado.

E o tarô pode ajudar muito nesse processo, pois ele aponta caminhos, desvenda mistérios escondidos dentro da gente, nos ajuda a enxergar melhor as possibilidades da vida. Ele só não pode "adivinhar" o seu futuro; se isso fosse possível, que graça teria a vida? Se Deus quisesse que tivéssemos a certeza sobre o futuro, não teríamos nascido com esta capacidade? 

O tarô é um caminho terapêutico, uma ajuda espiritual, mas jamais uma determinação inquestionável; pelo contrário, ele convida o consulente a questionar tudo, a revirar as gavetas, mudar atitudes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...