sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O Tarô e Os Quatro Elementos





Representações dos quatro elementos, respectivamente: água, terra, fogo e ar


A natureza não é uma coisa, ela é um ser vivente cheio de seres viventes. A natureza é perfeita e ordenada. Antes de começar a falar sobre os arcanos menores, gostaria de falar um pouquinho sobre os quatro elementos da natureza – terra, fogo, água e ar – e de suas influências na vida da gente. Quando os elementos não estão equilibrados em nossas vidas, nós não poderemos estar equilibrados. Acho interessante tentarmos olhar as coisas de maneiras diferentes para que possamos melhor compreendê-las. 

Quando se trata de astrologia – o estudo dos doze signos do zodíaco – podemos relacionar cada um destes doze signos a um dos quatro elementos, o que será útil para entender melhor os arcanos do tarô durante as leituras – principalmente quando se faz uma mandala astrológica. Não estudei astrologia e não pretendo estender-me profundamente sobre o assunto, pois não quero falar do que não domino, mas quero deixar esta pequena explicação a respeito dos quatro elementos.

A teoria dos quatro elementos é muito antiga, e vêm, da Grécia, passando também pela Índia e  China, onde eles são aplicados no Feng Shui – uma prática antiga de harmonização de ambientes. Na verdade, o Feng Shui não considera apenas os elementos terra, fogo, água e ar, incluindo também madeira e metal. Mas aqui vou concentrar-me apenas nos quatro elementos já citados.

Prefiro jogos cuja representação dos arcanos menores seja feita através de figuras envolvendo pessoas e cenas do cotidiano. São muito mais fáceis de compreender. 


Segundo a astrologia, são signos do fogo: áries, leão e sagitário. As pessoas de fogo são geralmente otimistas, expansivas, fortes e dominadoras. Ficam muito bem em posições de liderança, pois gostam de mandar e sabem fazê-lo.

Já as pessoas dos signos relacionados ao ar – Libra, aquário (que não é de água, por incrível que pareça) e gêmeos – são tranquilas, imaginativas, comunicativas, intelectualizadas e adoram navegar pelo mundo das ideias. 

Quem é de Terra – touro, virgem e capricórnio – são pessoas materialistas, práticas, sólidas, objetivas. Têm muita capacidade de realização e não gostam de perder tempo com teorias, pois querem realizar. 

Já as pessoas de água – representadas nos signos de câncer, escorpião e peixes, são sentimentais, emotivas, recolhidas. As choronas do zodíaco. Ao mesmo tempo, em escorpião, são muito apaixonadas e tem o sexo como muito importante em suas vidas. 

Na verdade, todos temos os quatro elementos atuando em nossa natureza, mas segundo a astrologia, um deles sempre prevalece. Eu me conheço, e sei que sou quase totalmente AR, o que coaduna direitinho com as explicações acima, pois sou de libra. 


Ouros, no tarô de Marselha. Difícil ler estes arcanos menores!


Agora vejamos esses elementos nos naipes dos arcanos menores do tarô: 





Paus – elemento fogo. As cartas de paus mostram acontecimentos rápidos. O princípio espiritual. Tem a ver com processos intuitivos e também devem ser encaradas de forma cuidadosa, pois quando as cartas de paus entram no jogo (segundo o tarô de Toth) “referem-se a algo no plano mais profundamente intrincado na fímbria do seu ser.”




Espadas – Elemento ar – as ideias, o intelecto, a criatividade. Espadas representa os impulsos que têm a ver com o raciocínio consciente. As cartas de espadas (imagine uma espada cortando o ar) arejam o ambiente e nos convidam a colocar a cabeça para pensar a fim de encontrarmos as soluções adequadas. 





Ouros – Elemento terra. Tais arcanos nos falam do mundo material, dinheiro, bens, riquezas. As leituras nas quais aparecem estas cartas nos alertam sobre as finanças, os negócios, os lucros (ou perdas), compra e venda, imóveis, emprego, e também a saúde física. 



Copas – Elemento água. O naipe de copas nos mostra como lidar com as nossas emoções, o campo afetivo, paixão, relacionamentos, amor. Tem tudo a ver com namoro, casamento, amizades, família. As pessoas com quem nos relacionamos. 

Nas próximas postagens sobre os arcanos menores, vamos falar sobre as figuras da corte – rainhas, reis, cavaleiros, príncipes, princesas e valetes. 

Fontes: Wikipedia 
O Tarô de Toth - por Alister Crowley
O Tarô Illuminati - Kim Huggens e Erik C. Dunne






3 comentários:

  1. Interessante e eu que nada disso entendo, tento aprender um pouco! bjs, chica( de volta da folguinha!)

    ResponderExcluir
  2. Guess what? I told you a while back that my mother had a deck of Tarot cards that she kept under her pillow when she slept. I put them in a "safe place" after she died more than twenty years ago, and I couldn't remember where that safe place was... but now I've found them! Ironically, I recently found out that one of my granddaughters, who's turning twenty tomorrow, has become very interested in Tarot and crystals. Kinda makes me think my mother "helped" me find the cards and wants me to give them to her.

    Anyhow, they're beautiful. I'd forgotten how beautiful they are. They were made in Switzerland, so the writing on them is in French, and the artwork and colors are still very vibrant. I have a feeling my granddaughter will love them. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana!
    Não conhecia esse seu blog, e agora o estou seguindo.
    Este é um assunto que muito me atrai, as cartas do Tarô. Sempre ouço os áudios da Debora Mechica, do "Encontros Astrológicos" no You Tube por sugestão da minha filha. Embora seja leiga no assunto tenho forte atração pelas cartas.
    Vi que você é de Petrópolis, essa terra linda! Eu também sou daqui do alto da mais bela serra!
    Abraços e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

O TEMPO DO TARÔ

Muitas vezes, ao fazer uma leitura, um tarólogo sente uma certa energia e se atreve a fazer uma pequena... profecia, digamos. Existem ali ev...