segunda-feira, 1 de julho de 2019

Como Escolher Um Baralho?

tradicional: Marselha

Gostaria de falar sobre a importância de se escolher um bom baralho de Tarôt. Quando comecei o meu curso, comprei uma porção deles, deslumbrada que estava com o meu novo caminho! Me adaptei muito bem com alguns, e nem tanto com outros. 

Waite: um tarôt simpático e fácil

Por exemplo: as cartas do Tarôt de Rider Waite, apesar de não serem assim tão bonitas, conversam comigo em uma linguagem totalmente natural e tranquila. Quando passei os olhos pelos arcanos menores pela primeira vez, olhando as figuras com atenção, tentei interpretá-las eu mesma sem checar o livro onde estavam os significados: para minha surpresa, acertei mais de setenta por cento! É um baralho muito intuitivo e por isso, excelente para quem está começando. Nem preciso dizer qual é o baralho que eu mais uso!

Sforza: Os arcanos menores são de difícil interpretação...

Gostei muito também da arte dos arcanos maiores do The Golden Tarot, de Visconti-Sforza, embora os arcanos menores sejam bem difíceis de serem interpretados. As cartas também são bem grandes, o que dificulta bastante embaralhá-las, e o tarô vem em uma caixa maravilhosa. Importado, lindíssimo e caríssimo, pode ser facilmente encontrado em sites como a Amazon. 


Gilded: belíssimo!

Outro deck do qual gosto muito, é o The Gilded tarot, de Ciro Marchetti, também importado, mas não tão caro quanto o de Visconti-Sforza. As cartas são belíssimas, as figuras são intuitivas e confortáveis ao interpretá-la e o deck também vem acondicionado em uma bela caixa. Também comprei-o na Amazon.

Essential: fofo!


Um outro deck que eu adorei, embora seja bastante mais simples que os acima mencionados, é o The Essential Tarot. Ilustradas por Mary-Hanson-Roberts, as cartas são pequenas e de fácil manipulação, mas a qualidade destas não é assim nenhuma Brastemp... mas é excelente para levar na bolsa, muito prático e intuitivo - e nada caro.

Mitológico: diferentão!

Tenho o Tarô Mitológico de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene. Minha versão é a mais econômica, brasileira. As cartas são bonitas e de boa qualidade, mas a interpretação das mesmas difere um pouco  dos tarôs tradicionais, pois as 78 lâminas têm como personagens criaturas da Mitologia Grega. Porém, se estudarmos bastante, poderemos usá-las com conforto, pois as figuras são também intuitivas.

Illuminati: Tãão lindo!!!


O tarôt Illuminati, de Kim Huggens e Erik Dunne, é lindíssimo, e as cartas, muito claras também. Os arcanos menores falam com a gente, pois as figuras são bastante óbvias, ao meu ver. Lindo de viver, um dos meus preferidos.

Renascentista: Belo!!!


Já o Tarôt Renascentista, de Giovanni Vacchetta, apesar de trazer figuras lindíssimas, não é para principiantes. a não ser que você utilize apenas os Arcanos Maiores. Os arcanos menores são muito difíceis de interpretar, pois as figuras não dão nenhuma dica sobre o seu significado. Só uso para leituras rápidas feitas com os Arcanos Maiores.

Marselha: o mais tradicional

O Tarôt de Marselha, de Carlos Godo, foi o meu primeiro. É o mais tradicional de todos, o que pode fazer você pensar que ele seja o de mais fácil interpretação. Só que não. Como o Renascentista e o Visconti, os arcanos menores são ininteligíveis. Só memorizando mesmo os significados de todas as 56 cartas, o que para mim não é nada fácil.

3D: Fantástico!!! Pena que aqui não dá para ver as figuras se movendo

Tenho o Tarôt 3D. Lindo! Sem dúvida, o mais maravilhoso de todos eles! As cartas são plásticas, grandes e resistentes, parecem literalmente saltarem aos olhos e as figuras, dão a impressão de se movimentarem! Porém, ele não tem os Arcanos menores. Dá para fazer leituras, mas como as cartas são muito grandes (como as de Visconti-Sforzza), se for fazer uma mandala astrológica, você vai precisar de uma mesa beeeem grande... mas vale ter um tarôt lindíssimo - e caríssimo - desses.

Crowley: Não me adaptei...

Já tive, lá nos primórdios dos meus primeiros contatos com o tarô, um baralho de Crowley. Ainda tenho o livro, mas joguei as cartas fora. Não gostava da energia delas! Sempre que as usava, sentia como se alguma coisa pesada se aproximasse de mim. Ando pensando em readquirir um novo deck, só para tentar entender e quem sabe, desfazer aquela má impressão.

Existem centenas de decks diferentes. Acho que a melhor coisa, é pesquisar antes de comprar - a não ser que você seja uma colecionadora maluca como eu! No YouTube você encontrará reviews e unboxing de quase todos os modelos de decks, nos quais cada carta é mostrada. Assim, você poderá 'sentir' se conseguirá adaptar-se ao baralho. Use aqueles que mais tiverem a ver com você!




2 comentários:

  1. Some of these cards are simply beautiful. I had no idea there were so many different kinds of tarot cards. I still haven't found my mother's cards yet, but I may have given them to my daughter. I'll have to ask her. I loved what you said about my mother's energy still being in those cards.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Ana,
    A tua sobejante cultura ganha ainda mais brilho com este teu profundo conhecimento esotérico.
    Obrigado por nos trazer à luz tão interessantes sabedorias e fique com meu abraço de carinho e admiração, sempre.

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...