domingo, 23 de setembro de 2018

O Caminho do Aprendiz

Estas são as cartas do Tarô de Marselha


Este é um blog totalmente despretensioso, que eu estou criando a fim de partilhar meu aprendizado sobre o Tarô. Também gostaria muito de encontrar pessoas que estudam ou jogam Tarô para troca de experiências. 

Vou começar falando um pouquinho sobre a minha trajetória com o tarô que começou há mais ou menos dez anos:

Enquanto procurava por livros em uma livraria aqui em minha cidade, acabei encontrando um de Carlos Godo, sobre o tarô de Marselha. Já tinha ouvido falar das cartas, e fiquei curiosa; acabei comprando-o. Mal cheguei em casa, comecei a lê-lo e a olhar as cartas, e então, fiz meu primeiro jogo sobre mim mesma; a resposta foi um tanto confusa. Era muito difícil conseguir associar as cartas e criar um significado! Mas eu não desisti, e continuei estudando e fazendo jogos para mim mesma. A coisa mais incrível, é que com o tempo eu acabei criando uma certa intimidade com as cartas - os Arcanos Maiores - e elas pareciam conversar comigo em um linguajar cada vez mais fluente.

Também adquiri outros livros que falavam sobre o tarô, ensinando o significado das cartas e os diferentes tipos de jogos. 

Após deitar as cartas para um amigo, por insistência dele (fiz questão de deixar claro que eu mal sabia jogar, e precisei usar o livro a fim de fazer as interpretações), acabei vendo coisas que não gostaria de ter visto, e que acabaram se concretizando, infelizmente. Acho que aquela foi minha primeira leitura realmente significativa. É claro que eu não gostei de ter sido a portadora de péssimas notícias como aquelas, e acabei deixando o baralho de lado durante um bom tempo. 

Porém, em 2010, um acontecimento que perturbou não somente a mim, mas a toda a minha família, acabou me levando a procurá-lo novamente. Eu tentava encontrar respostas para o que estava acontecendo, e talvez devido a minha ansiedade, não conseguia ver o óbvio, mascarando a realidade através daquilo que eu gostaria de ver acontecendo - e que não aconteceu. Depois que tudo acabou, fiquei de mal com Deus, e também com o tarô. Mais uma vez, deixei-o de lado. O livro e as cartas foram guardados em uma estante, onde só eram tocados quando eu fazia  a limpeza da casa. 

Fiquei muito tempo sem abrir as cartas, até que em julho deste ano (2018) fiquei sabendo de um curso sobre tarô aqui em minha cidade. A ideia ficou me perseguindo por algumas semanas, o que causou um pouco de ansiedade, até que procurei saber mais detalhes e finalmente decidi começar o curso, no qual ainda estou e ainda ficarei por alguns meses. Daí em diante, tenho estudado sobre o tarô em vários livros, além da sala de aula, e cada vez mais, estou criando uma intimidade com as cartas que tem se tornado cada vez mais intuitiva e precisa. O tarô é assim: você fala com ele, e ele fala com você. Você olha para ele, e ele olha para você. Você se esforça para conhecê-lo, e ele ajuda você a auto-conhecer-se. 

Apesar de ser um jogo muito intuitivo, acredito ser importante que você estude cada carta, leia muitos livros a respeito, converse com cada arcano e deixe que os significados aprendidos criem um caminho todo próprio até você. Também tem sido  muito bom para mim assistir a alguns vídeos sobre leituras no Youtube. Quanto mais estudarmos, mais natural se tornará a nossa "conversa" com o tarô. 

E é exatamente por isso que eu decidi abrir este blog: para estudar e trocar experiências, se possível. Aqui eu colocarei, pouco a pouco, coisas que aprendo em minhas aulas, os significados das cartas que estou estudando, algumas tiragens que eu fiz e outras coisas que se refiram ao tarô e sua história. Por favor, sinta-se bem-vindo para acrescentar significados através de seus comentários!

Até breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...