segunda-feira, 16 de setembro de 2019

ARCANOS MENORES - FIGURAS DA CÔRTE




Os arcanos menores são compostos de dezesseis figuras, sendo quatro delas para cada naipe (copas, espadas, ouros e paus). Aqui, vamos começar falando sobre as figuras da côrte, que podem ser olhadas como atores em um palco, segundo barbara Moore, autora de The Gilded tarot Companion. 

Não é assim tão fácil entender os arcanos menores. Por exemplo: as figuras da corte do tarôt tradicional, como o de Marselha, são: reis, rainhas, cavaleiros e valetes ou pajens, como são chamados no tarôt de Waite, que também pode ser considerado um deck tradicional. Já em outros tarôts, como o Illuminati, as figuras da côrte são reis, rainhas, princesas, príncipes. Entretanto, no tarôt de Toth, as figuras da côrte são representadas como cavaleiros, Rainhas, Príncipes e Princesas. 



Melhor ler sobre cada deck antes de utilizá-lo - geralmente, eles vêm com livretos explicativos. Mesmo assim, gostaria de comentar aqui o que venho aprendendo através dos meus próprios estudos. 

Os arcanos menores, dos quais são parte as figuras da côrte, são bem difíceis de serem interpretados em tarôs tradicionais como o de Marselha, pois não existem cenas ou figuras humanas que nos ajudem nos desenhos. É bem mais fácil, especialmente para principiantes, escolher os tarôs mais modernos, como os de Waite ou o Illuminati, que trazem figuras bem mais representativas em cenários elucidativos à observação. 

Vamos associar as figuras da côrte aos quatro elementos, para começarmos a entendê-las melhor, e falar um pouco sobre suas características principais. Elas representam pessoas que terão algum papel nos acontecimentos vindouros:


1- Valetes, Princesas ou pajens- Elemento terra, portanto ligados à sensações materiais, aquilo que nos cerca e que percebemos através dos órgãos dos sentidos. Tais figuras têm uma interpretação bem ao pé da letra, ou seja, falam dos nossos desejos materiais, impulsos, vontades. Representam pessoas que têm relações com o problema do consulente, ou seja, amigos ou membros da família. 


2- Reis - Elemento Ar, que fala dos campos das ideias, da criatividade, as funções psíquicas. O poder. Pode representar, na leitura, uma figura importante que exerça poder e influência  sobre o consulente, como por exemplo, alguém mais velho (pai, avô, marido, patrão, sacerdote, etc). Ele é um bom conselheiro.

3- Rainhas - Elemento água, relacionado às emoções. Elas são sentimentais, e por isso, têm uma interpretação muito pessoal sobre as coisas, ao invés de focarem no lado prático destas. Gostam de enxergar a vida usando suas intuições, que seguem à risca, ao invés de se basearem apenas na razão e na praticidade das coisas. Podem representar uma mulher forte e intuitiva. 

4- Cavaleiros ou Príncipes - Elemento fogo. Este é o elemento que age, representando amantes, namorados, inimigos, ou seja, o motivo principal da pergunta, segundo o tarô de Marselha. Também são extremamente intuitivos, mas enquanto as rainhas usam a intuição na busca de coisas práticas, o cavaleiro a usa sem um propósito definido. Os cavaleiros buscam uma satisfação que não encontrarão neste mundo, mas mesmo assim, não sabem viver sem esta busca.

Nas próximas postagens, estudaremos as características destas figuras em cada naipe.

Até lá!










2 comentários:

  1. Valetes, reis e rainhas
    Dessa místico baralho,
    Por hipótese eu espalho
    Pra ver histórias minhas

    Nessas cartas advinhas
    Como parte de trabalho
    Que de acertado e falho
    Têm sempre as mesmas linhas.
    Desse jeito eu vi a sorte
    Como o baralho de suporte
    Na vidência do tarô

    Que fez me mostrar o norte
    Deste velho vivo e forte
    Que vai ser tataravô.

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
  2. Adorável Ana, as tuas observâncias neste contexto transmitem ao privilegiado leitor um quê de felicidade e esperança no porvir. É um encontro com a mística que nos norteará a prazeres fecundos.
    Aplausos, amiga, fraternal abraço e o desejo de te ver sempre feliz.

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...