quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O MUNDO - Arcano XXI









O MUNDO – Arcano XXI – 

No tarôt de Toth este arcano é chamado de O Universo. Para alguns, que consideram O Louco como sendo o último Arcano do jogo, ou seja, o vigésimo segundo arcano, O mundo é a penúltima carta, de número XXI. Para quem entende O Louco como sendo o Arcano zero,  que antecede O Mago, que é a primeira carta de número um, ela é o arcano XXII. 

Este é um arcano muito bonito – na minha opinião, um dos mais bonitos do tarô – pois traz uma ideia de equilíbrio e plenitude. Podemos, ao observá-lo nos tarôs mais tradicionais, ver os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) em perfeito equilíbrio, em volta da figura de uma mulher que tem as pernas cruzadas formando uma lemniscata – o símbolo da plenitude. Esta é uma carta de sorte. Quem a tem em uma retirada, terá triunfo nos atos, pensamentos e palavras. 



Ela traz uma resposta positiva às nossas mais profundas questões e medos. Até mesmo para aqueles que gostam de jogar tarô levando em consideração a leitura das cartas com as figuras invertidas como sendo negativas (o que não é o meu caso). Esta carta sempre é positiva. Ela parece concluir uma história. 

Ela vem nos dizer que uma fase da vida foi cumprida com sucesso, e você pode sentir-se em plena harmonia com o universo e os ritmos da natureza. Porém, descansar sobre os louros eternamente não é uma boa ideia, pois a vida é feita de movimentos e mudanças. Pode descansar um pouco, relaxar de toda a lida, mas sem relaxar demais, se é que você me entende. Toda posição conquistada precisa ser mantida. Lembre-se: a perfeição não é deste mundo, e jamais chegaremos perto dela. Portanto, O Mundo não garante que as coisas boas ficarão para sempre! Elas precisam ser cuidadas e melhoradas para que os resultados positivos continuem a chegar. 




Ouça o que o Tarô Mitológico, de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene, tem a dizer sobre ela: “A carta do Mundo é a última dos Arcanos Maiores e o fim da jornada do Louco, mas também é um ovo que insinua ser a semente de uma nova jornada. Dessa forma, sempre que tivermos um sentimento de “chegada” e houver um momento de realização e de cura, um novo desafio surge, uma nova descoberta da velha jornada espiralada. E assim continuamos a crescer e a mudar, sempre nos movimentando para a frente e para Hermafrodito, a imagem da integralidade, mas somente conseguindo realizar pequenos avanços, e às vezes, de maneira sutil.”



Ao mesmo tempo que este arcano significa plenitude, crescimento e conclusão, ele também é o sinal de um reinício, da necessidade de não nos deitarmos eternamente em berço esplêndido.

Chegamos ao final da nossa jornada com os Arcanos Maiores. Pesquisar e re-estudar sobre eles para fazer estas postagens me ajudou muito a memorizar e entender seus significados. Ajudaram-me também as pessoas que me contataram pedindo leituras, pois aprendi muito sobre o tarô devido a elas. Obrigada! Estou honrada por ter sido escolhida – sim, sinto-me escolhida – pelo tarôt para que eu pudesse, juntamente com tantos outros tarólogos e oraculistas, dar seguimento a esta tradição tão antiga de autoconhecimento. Não acredito em coincidências: nada é em vão ou nos chega sem um motivo!


Há muitos e muitos anos, eu fui chamada e não quis seguir por este caminho. Hoje, aos 53 anos, eu senti que o apelo deste chamado era forte demais para ser ignorado, e ainda bem que eu segui por este caminho! Lidar com o tarô tem me ajudado a entender a mim mesma; também tem ajudado pessoas que, através das minhas leituras, precisam de um ‘insight’ sobre seus próprios problemas e questionamentos. 

Fico feliz por não ter me sentido desestimulada a prosseguir meu aprendizado quando recebi críticas ácidas e cruéis, de forma tão antiprofissional,  de quem deveria ter me incentivado e motivado a prosseguir. Mas sempre ficam as lições aprendidas, e com esta pessoa, eu aprendi a ser sempre fiel aos meus princípios e a não deixar que nada nem ninguém me desvie do meu caminho através de tentativas de humilhação e depreciação pública. 




Em breve, começarei a falar sobre os Arcanos Menores - que estou estudando e aprendendo por conta própria.





2 comentários:

  1. Passando para regar nossa amizade,
    que mesmo sendo virtual é muito importante.

    Pouco importa saber
    em que parte do mundo
    nossos amigos se encontram,
    se podemos sentir na alma
    que dentro de nós e dentro deles,
    há um espaço reservado que nada mais
    poderá preencher. Talvez por serem tão raras,
    amizades verdadeiras são
    como tesouros preciosos
    que devemos tentar
    manter a vida toda.
    feliz domingo
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    Parabéns aos pais pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  2. Quem que não é aprendiz?
    Se até mesmo o professor
    Aprende se vai expor
    E até, o ficar feliz

    É lição com a qual condiz
    A humildade e o amor
    Pela ciência que for
    Assunto do que condiz

    Com a carência do saber
    Visto que o homem é um ser
    Em eterno aprendizado

    E por isso tem o dever
    De sempre mais aprender
    Com amor no resultado.

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

FINALIZAR PROCESSOS

Percebo através de algumas leituras que tenho feito a necessidade que as pessoas têm ao compreender que, antes de começarmos um novo ciclo d...