segunda-feira, 29 de abril de 2019

A Torre - Arcano XVI



Chegamos ao arcano mais temido do tarôt - ou pelo menos, um dos mais temidos, acompanhado de A Morte e O Diabo: A Torre, também conhecida como A Casa de Deus! A imagem é clara: duas figuras caem do alto de uma torre que teve seu topo derrubado por um raio. Elas estão em queda livre - provavelmente, caíram pela janela - e não podem, de jeito nenhum, agarrar-se em alguma coisa que possa interromper esta queda.

Todas as representações desta carta, em diversos tarôs, mostram uma imagem nefasta, que amedronta e causa muito insegurança quando ela sai em um jogo. E não é para menos! 



Mas você sabia que às vezes, um bom raio que derrube todas as nossas estruturas pode ser um bom auxiliar às mudanças que se fazem necessárias, e que nós protelamos por medo? pois é... a Torre está aí justamente para nos preparar para estas mudanças inevitáveis! Ela vem e 'bota fora' todas as coisas que vamos mantendo, e às quais estamos nos agarrando, seja por acomodação ou por medo mesmo. Nesse caso, sua simbologia é parecida com a do arcano A Morte: ambas falam de mudanças. Mas a mudança que a Torre oferece, pode não ser, a princípio, inteiramente do seu gosto. Ela é mais drástica. Daí você diz: "Ah, eu não estou preparada para isso!"  E A Torre responde: "Já passou da hora, minha filha! Você teve todas as chances de promover tal mudança e não o fez. Agora, aguente as consequências!




As palavras-chave deste arcano são: catástrofes, excessos, desastres, perseguição de idéias, doenças, excessos. Ela surge quando as ações do consulente não correspondem às reais necessidades dele. Este arcano também pode falar de um acontecimento que significa destruição do ego do consulente, causando, através de um despertar doloroso, uma nova percepção de si mesmo. Ela derruba as nossas arrogâncias, nossas imagens egoicas, nossa resistência em não mudar, não crescer, não aprender, não desapegar, não encarar a verdade. O fim de um período. Pronto.



Já vi tarólogos tentando amenizar, suavizar o significado desta carta, mas não tem jeito: onde quer que ela apareça, significa o fim -seja em consultas sobre um relacionamento, um emprego, família, doença, planos de qualquer tipo. Alguma coisa vai acabar. Alguma coisa vai mudar muito! 

Mas em uma consulta sobre alguma situação insuportável na vida do consulente, esta carta até que  é bem legal.

Veja pelo lado positivo: quando alguma coisa acaba, deixa o campo livre para o novo cultivo. Livrar-se dos apegos dá lugar ao novo. A gente chora muito no início, mas depois, vê que foi melhor assim. portanto, não tema A Torre. Ela está ali para ajudar você, como aquele pai que castiga agora para que você não venha a sofrer muito mais no futuro.

Até a próxima!














Um comentário:

  1. Yes, definitely one of the most feared cards in the deck...I always get tingles down my spine when I find it in a spread, although I guess we do tend to see only the distructive aspect, and often overlooked the potential it points to...clearing the old and outworn patterns to make way for a new start.
    Fascinating post, as always! Thank you so much!!😊😊

    ResponderExcluir

Reflita e comente!

O TARÔ E O TEMPO

  Se existe uma coisa que eu aprendi a respeito das leituras de tarô e do tempo, é que o tempo do tarô é bem diferente do nosso. Às vezes, d...